Hijabi Fit - Hijab para uma rotina de exercícios
- Manie

- 1 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Por Manie El Khal, 1 de Novembro para o blog Hijab•Se

Muitas vezes, para o senso comum, quando se pensa em uma mulher muçulmana que faz o uso do Hijab, acompanha-se a ideia de limitação. Isso pode ser devido ao desconhecimento e falta de convívio com mulheres muçulmanas em sua vivência cotidiana, como pode ser resultado da estigmatização das mesmas. De qualquer forma, a resposta para isso é: não, não há nada limitante no Hijab, pelo contrário. Mulheres que utilizam o Hijab em seu dia-a-dia são como quaisquer outras: estudam, trabalham, possuem sua própria rotina, hábitos, preferências, inclusive quanto à forma de vestir e estilizar o seu Hijab. E hoje, viemos trazer dicas de como adaptar e escolher melhor o seu Hijab para atividades físicas, para quem é ativa, adora praticar esportes e irá iniciar sua jornada com o Hijab, ou da mesma forma para quem já o usa, mas quer iniciar uma atividade física ou melhorar sua experiência.
Sai pra lá, calor.
Para início de conversa, vivemos em um país tropical, onde durante grande parte do ano, o clima predominante tende para temperaturas médias a mais altas. A primeira preocupação nesse caso deve ser escolher um tecido que te beneficie nas trocas de calor com o ambiente, permitindo que você transpire naturalmente, sem reter a transpiração e dessa forma aquecê-la ainda mais com o próprio calor do corpo.
As melhores opções de tecidos mais respiráveis para o verão ou dias de calor são algodão, malha, peças versáteis em tricoline e em viscose. Fique o mais longe possível de poliéster e náilon.
O que vestir?
A gama de opções é vasta! Felizmente, o vestuário esportivo nos permite explorar bem na escolha, visto que encontramos facilmente - e independente da época do ano - peças que se adequam bem aos nossos princípios de modéstia: kits de moletom - que nos deixam super estilosas e confortáveis -, calças estilo Jogger - porque não revelam a sinuosidade das curvas - , jaquetas de tecido leve - podendo ser usadas sem uma segunda peça, o que facilita muito -... Use a criatividade, pois a variedade de cores e estilos é grande, nos permitindo diversas combinações e especialmente, permitindo que possamos usufruir disso sem comprometer nosso bem estar e princípios.
Tecidos
Se atente aos tecidos: boas opções para realizar atividades físicas - além das citadas acima - são roupas em materiais como a malha fria - um tecido leve, confortável, versátil, macio que não amarrota e seca rapidamente -; o Tactel - que não retém a transpirção -, o Dry fit (ou poliamida) - cujos fios possuem capacidade de absorção quatro vezes maior que o poliéster, por exemplo -; e a Viscolycra - que pode ser esticada e volta imediatamente ao tamanho original por suas propriedades de alongamento -.
Hijab
Para fechar com chave de ouro, a escolha do item principal da composição: o Hijab. Os melhores tecidos recomendáveis para atividade física nesse caso são a malha e a Viscose. A malha é um tecido que possui uma elasticidade característica devido à sua formação. O tecido é constituído por fios têxteis tramados na mesma direção (horizontal), e tal elasticidade garante ao Hijab uma fácil modelagem natural à cabeça, não precisando de alfinetes para isso, de forma prática. Além disso, o próprio conforto e leveza do tecido são explícitos, o que torna possível praticar exercícios de forma igualmente leve e confortável. Quanto à viscose, é um dos tecidos mais utilizados para peças de verão, por exemplo, sendo uma excelente opção para Hijabs em rotinas de atividade física por ser leve e fresquinho. Ainda assim, ele não é transparente e além do mais, possui um ótimo caimento, dando um up para o look esportivo.
A Hijab•Se possui a recém lançada Coleção Conforto com 6 opções de cores (maravilhosas e versáteis!) com malha em Elastano e toque de Viscose. A Coleção Conforto foi criada pensando exatamente na demanda por versatilidade para as mais variadas atividades da rotina de uma mulher muçulmana, inclusive na prática de exercícios. Em outros tecidos, temos o Viscose, o queridinho de todas: Rabisco. Por fim, os demais Hijabs em Chiffon também são uma ótima opção por sua leveza e o aspecto frio do tecido, além de não reter o calor e possuir um ótimo caimento. Escolha os seus favoritos e use a criatividade!
E aí, querida leitora? Curtiu as dicas?
Conte para nós suas favoritas e compartilhe seus looks Hijabi Fit com a gente!
♥

Manie El Khal é Designer de Interiores, estudante de Arquitetura & Urbanismo e Colunista Oficial da Hijab•Se. Mineira e descendente de marroquinos, atua como professora, palestrante, orientadora para mulheres muçulmanas e não-muçulmanas na comunidade de Minas e trabalha como voluntária para a IERA em Belo Horizonte.
Amante da fé e da arte, mescla-as para traduzir sua essência.
Conheça mais sobre sua história através do Instagram: @maghrebiyah






Comentários