Misericórdia para a humanidade - Profeta Muhammad
- Manie

- 8 de out. de 2022
- 4 min de leitura

Se existe alguém que possa ser mencionado em todos os aspectos como um exemplo de virtude, caráter, comportamento e vida, essa pessoa é sem dúvidas o Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele). De forma atemporal, sua vida pode ser analisada do início ao fim e nos trazer respostas e soluções de todos os tipos de problemas e situações contemporâneas, além de nos inspirar ao desenvolvimento pessoal do nosso caráter, tal como o desenvolvimento das nossas sociedades e meios de atuação. Inclusive considerado a pessoa mais influente de todos os tempos ocupando a primeira posição de cem na lista que inclui os maiores cientistas, filósofos, pensadores, artistas e figuras religiosas de todos os tempos na obra de Michael Hart. Esse é Muhammad (saws), incomparável. Nesse texto, falaremos um pouco melhor de sua vida e como ela impacta todo o Universo.
Quem foi o Profeta?
O Profeta Muhammad, nascido neste dia, há 1444 anos atrás, em Makkah – Arábia Saudita, foi escolhido por Deus para ser o selo da Profecia, ou seja, para finalizar da melhor forma a missão dos Profetas de passar a orientação Divina à humanidade através dos Livros Sagrados revelados por Deus, o que se refletia na vida de cada um deles. Assim, Muhammad (saws) foi o último Profeta e não deixou dúvidas ou falhas no “manual de instruções” que viveu e nos entregou como guia, que nos ensina os melhores meios de se viver de forma harmônica com a fé e o Universo, o que se aplica a toda e qualquer sociedade, toda e qualquer época, até o fim dos tempos.
Luz e pureza – O honesto e o verdadeiro
Desde sua infância, é inegável a luz que emanava do Profeta – que se tornou Profeta aos 40 anos, após longos períodos de isolamento e adoração a Deus – e isso se dá não somente por sua própria pureza, mas especialmente por ser o escolhido de Deus para carregar sua tão nobre missão. Inclusive, quando ainda era criança e brincava, um anjo abriu seu peito e lavou seu coração purificando-o ainda mais, preparando-o para a Profecia que o atingiria mais tarde. Desde então, o Profeta dedicou sua vida ao bem, adorando a Deus sinceramente em um contexto conturbado pela idolatria, e transbordando virtudes em todas as suas atitudes. Durante a juventude, era conhecido por todos como “O honesto e O verdadeiro” e tinha uma nação inteira confiando toda e qualquer decisão a ele, por seu caráter impecável.
Testes – a fonte da paciência
A vida do Profeta nunca foi fácil. Perdeu seu pai ainda no ventre. Se apegou à mãe e logo despediu-se dela quando ainda nem havia superado a ausência do pai. Foi assolado por contínuas perdas de quem amava, incluindo seus filhos ainda bebês, sua amada esposa, Khadijah, que era seu porto seguro, entre tantos outros testes pelos quais passou e pacientou, confiando na recompensa e companhia de Deus durante esse processo.
Como Profeta, não foi diferente. Apesar de até então ser reconhecido por sua honestidade e como alguém que jamais enganou ou mentiu, assim que recebeu a Primeira Revelação e assumir seu papel como Profeta diante dos familiares e conhecidos que tanto confiavam nele, foi renegado, desmentido, tido como louco e mentiroso. Depois disso, teve que enfrentar – junto a toda a responsabilidade que agora o acompanhava – grande repressão, perseguições, boicotes comerciais, cercos que separavam a ele e seus seguidores do resto da sociedade – impedindo-os de se alimentarem, trabalharem e viverem dignamente – tal como apedrejamentos e combates sangrentos, além de toda a carga emocional que isso proporcionava.
Perdoe-os pois eles não sabem
Ainda que tenha sofrido tudo isso, passou a vida pedindo perdão por aqueles ao seu redor, inclusive os que nutriam inimizade contra ele, o maltratavam e cometiam atrocidades contra ele e seus seguidores, em uma ocasião limpando o sangue de seu rosto e relembrando o que Jesus disse anteriormente “[...] ó Deus, perdoe-os, pois eles não sabem!”. Ele não permitiu que a dor o tornasse amargo, rude, ou rígido, mesmo com essas pessoas. Havia inclusive uma mulher que vivia ao lado do Profeta, e todos os dias jogava detritos e sujeiras em sua porta. Um dia, ele saiu e não encontrou nada, e estranhou o ocorrido, por isso foi à sua casa verificar se estava tudo bem com ela. Como esperar qualquer maldade de um ser humano que tem a compaixão e a bondade correndo em suas veias em tal nível?
O melhor para todos os seres
Com seus companheiros, familiares e esposas, era ainda mais amoroso, compassivo, cuidadoso e bondoso. Transbordava bom humor, ria, brincava com as crianças, permitia que elas brincassem na Mesquita e subissem em suas costas durante a oração. Com as suas esposas, apostava corrida, levava-as para se divertirem; libertava e incentivava a libertação dos escravizados e garantia a eles o mais alto nível de dignidade na sociedade, aconselhava carinhosamente todo aquele que o buscava para qualquer coisa, distribuía todos os seus bens de forma totalmente altruísta sempre pensando no melhor para o outro, sem qualquer discriminação de gênero, classe, cor, ou qualquer outro critério. Foi o primeiro ativista por direitos humanos, animais e meio ambiente no mundo: ensinava o cuidado e a gentileza com todos os seres vivos, inclusive animais e plantas; Ensinava a servir os outros para servir a Deus, garantindo o direito de cada um, ressaltando os direitos das mulheres, dos idosos, das crianças, dos órfãos, dos pais, e até mesmo nos orientou quanto ao direito que temos sobre nós mesmos, devendo nos cuidar para poder assim cuidar dos outros, para uma sociedade saudável e harmônica.
Indubitavelmente: o escolhido
Impossível não reconhecer uma alma tão nobre como o selo da Profecia, o último Profeta escolhido por Deus para orientar a humanidade, o maior exemplo de vida que esse mundo já viu: Misericórdia para a humanidade. Que possamos honrá-lo e nos espelhar em suas virtudes em um mundo que necessita mais do que nunca da sua luz e mencioná-lo não apenas com nossas bocas, mas com nosso caráter e nosso impacto no mundo. Que possamos o encontrar, assim, no dia do Juízo, e sermos reconhecidos como sua nação, aqueles que seguiram seus passos e viveram seus ensinamentos. Eis quem a paz e as bênção de Deus acompanharão até o fim dos dias: o Profeta Muhammad (saws).

Manie El Khal é Arquiteta, Urbanista, Designer e Colunista Oficial da Hijab•Se. Mineira e descendente de marroquinos, é amante da fé e da arte e mescla-as para traduzir sua essência.
Conheça mais sobre sua história através do Instagram: @maghrebiyah






Comentários